Com atividades nos dias 19 e 20 de novembro, a Festa do Conhecimento, Literatura e Cultura Negra será completamente digital e integrará a programação da Virada da Consciência

A 8ª edição da FlinkSampa, Festa do Conhecimento, Literatura e Cultura Negra, acontece nos dias 19 e 20 de novembro, integrando a programação da Virada da Consciência em comemoração à Semana da Consciência Negra. Realizada este ano em um ambiente completamente digital, pela Universidade Zumbi dos Palmares e pela ONG Afrobras, a edição de 2020 traz como grande homenageada Ruth Guimarães.

A Flink apresenta como pano de fundo dos debates literários a trajetória da poetisa, romancista e cronista para celebrar o centenário desta “Mulher, negra, pobre e caipira – eis as minhas credenciais”, como ela própria descreveu em um discurso na Bienal Nestlé de Literatura, em 1983.

Sobre Ruth Guimarães

Formada em Filosofia pela Universidade de São Paulo (USP), Ruth foi a primeira escritora negra brasileira a obter projeção nacional, a partir do lançamento de seu primeiro livro: o romance “Água Funda”, em 1946. Por suas obras cheias de representatividade cultural e todo seu trabalho de resgate da linguagem bem brasileira, em 2008 (aos 88 anos, seis antes de sua morte), Ruth foi eleita para ocupar a cadeira número 22 da Academia Paulista de Letras.

A 8ª edição da FlinkSampa tem como patrocinadores as empresas Coca-Cola, EMS, Febraban, Itaú e Santander.