Lato Sensu: Especialização em Arte Sacra: história, cultura e patrimônio

Esse curso compromete-se com uma formação humanística para profissionais das mais diversas áreas de atuação, com experiências que propiciem aos egressos condições de relacionar a teoria e a prática a partir de situações vivenciadas no seu próprio ambiente de origem, garantindo um ensino de qualidade, por meio de um ensino ético que busca assegurar um atendimento efetivo frente às expectativas e necessidades do aluno.  O curso tem como foco principal o entendimento da Arte Sacra como um campo específico do saber. O curso contempla módulos que abrangem a História da Arte, Fundamentos do Pensamento Religioso, o trabalho interdisciplinar na contemporaneidade, a compreensão dos diferentes tipos de conhecimento que a expressão religiosa e mística produziu, o debate sobre o papel da Igreja e o legado de seus textos, a importância dos edifícios religiosos nos espaços públicos no Brasil e na história da humanidade, o processo de reflexão/ação coletiva do cotidiano da religiosidade e do mundo contemporâneo

Objetivos do Curso

• Aprofundar as relações entre a religião, a história, a arte, a memória e a cultura para despertar no egresso a consciência e a necessidade de formulação de ações para a preservação do patrimônio e da cultura.
  • Propiciar embasamento teórico para estudiosos de arte, historiadores, religiosos, profissionais ligados à literatura e comunicação social, pesquisadores, professores que pretendam desenvolver o tema em sala de aula.

Perfil do Egresso

O curso de Arte Sacra: História, Cultura e Patrimônio, têm como perspectiva qualificar e capacitar os mais diversos profissionais que se interessem pelo assunto. Destinam-se a religiosos, bacharéis e licenciados nas áreas de Ciências Humanas, tais como: historiadores, cientistas da religião, cientistas da linguagem, pedagogos, turismólogos e geógrafos. E das Ciências Sociais, tais como: Jornalistas, Arquitetos, Bibliotecários e interessados em geral, que tenham como intenção atuar na área de Artes, Patrimônio e Cultura.

Campo de Atuação Profissional

O curso se destina à formação de profissionais qualificados, com produção de conhecimentos, frente à seletividade do mercado de trabalho, que exige elevados níveis de treinamento e contínuo aperfeiçoamento. Dessa forma, o egresso poderá compartilhar seus conhecimentos nos mais variados campos de atuação profissional, que tenham aderência com a área específica, tais como: atividades de pesquisa em instituições religiosas, museus, centros culturais, jornais, escolas, órgãos públicos de preservação do Patrimônio, entre outros.

Modalidade de Ensino: Presencial

Carga Horária: 448 horas

Público Alvo: Graduados em curso superior, reconhecido pelo Conselho Nacional de Educação.

Período das Aulas: Sábados das 8h30 às 17h.

Matrículas: As matrículas devem ser realizadas no Museu de Arte Sacra de São Paulo. Localizado na Avenida Tiradentes, 676 – Luz – SP. Contato: 3326-3336.

Documentos para a Matrícula:

• Uma cópia (frente e verso), e o original do diploma de graduação devidamente registrado segundo as normas do MEC;
  • Certificado de curso sequencial não corresponde a diploma de graduação nem permite matrícula em cursos de especialização ou cursos de pós-graduação stricto sensu.
  • O diploma de graduação poderá ser provisoriamente substituído por atestado ou declaração que comprove que o candidato concluiu o curso e colou grau, mencionando a data em que a colação ocorreu.
  • Diplomas emitidos por instituições estrangeiras devem ser revalidados nos termos da legislação brasileira (o diploma de graduação pode ser provisoriamente substituído por atestado ou declaração que comprove que o candidato concluiu o curso e colou grau, mencionando a data da colação), além da portaria de autorização ou reconhecimento do curso expedida pelo MEC;

2) Uma cópia (frente e verso) da carteira de identidade (RG);

3) Uma cópia (frente e verso) do Cadastro de Pessoa Física (CPF);