Lato Sensu em Africanidades e Cultura Afro Brasileira 

Esse curso de especialização busca preparar profissionais da educação com uma base de conhecimento histórico que formou a cultura brasileira e que faz parte dos currículos escolares, bem como a cultura indígena, a partir da Lei 11.645/08 e que rege a inserção de tais saberes na grade curricular escolar. Assim como visa possibilitar a formação de outros profissionais que queiram se especializar na área. Dessa forma conceitos como contextualização do continente africano, África e Africanidades, África e Brasil, práticas pedagógicas, a arte e o imaginário africano serão abordados nesse curso de forma aprofundada e dinamizada.

 

Objetivo do Curso

 

  • Aperfeiçoar, atualizar e especializar profissionais do ensino para a incorporação das temáticas relacionadas à cultura africana e afro-brasileira para o desenvolvimento do ensino escolar.
  • Possibilitar a outros profissionais das mais variadas áreas sociais o conhecimento aprofundado das matrizes africanas e da cultura afro brasileira.

Perfil do Egresso

O curso propõe uma formação profissional com qualidade de maneira que seja possível produzir, sistematizar e difundir o conhecimento nos diversos campos do saber, por meio do ensino, do incentivo à pesquisa e extensão, articulados de modo a contribuir para o desenvolvimento sócio cultural e profissional dos egressos e de seus pares. Destina-se a Professores da rede municipal, estadual ou particular de ensino fundamental, médio e superior e demais profissionais portadores de diploma de graduação interessados na temática: Africanidades e Cultura Afro-Brasileira, tais como historiadores, museólogos, sociólogos, antropólogos, dentre outros dos mais diferentes campos profissionais.

Campo de Atuação Profissional

 

Cada vez mais a equidade social entre as raças, bem como as diversidades culturais que constituem um país são pauta de diferentes discussões na sociedade brasileira. Com a fundamentação da Lei 10.639/03 que determina o ensino da História da África e da Cultura Afro Brasileira no contexto escolar e educacional como um todo, é cada vez mais necessário especialistas que tenham amplo conhecimento sobre o assunto. Nesse sentido, o campo de atuação de profissionais que dominem esse conhecimento é diverso, tais como instituições públicas ou privadas de ensino, instituições e centros culturais, dentre outras.

Modalidade de Ensino: Presencial

Carga Horária: 360 horas

 

Período das Aulas: Sábados das 8h30 às 17h.

Matrículas: As matrículas devem ser realizadas na Central de Atendimento da Faculdade Zumbi dos Palmares.

 

Documentos para a Matrícula:

  • Uma cópia (frente e verso), e o original do diploma de graduação devidamente registrado segundo as normas do MEC;
  • Certificado de curso sequencial não corresponde a diploma de graduação nem permite matrícula em cursos de especialização ou cursos de pós-graduação stricto sensu.
  • O diploma de graduação poderá ser provisoriamente substituído por atestado ou declaração que comprove que o candidato concluiu o curso e colou grau, mencionando a data em que a colação ocorreu.
  • Diplomas emitidos por instituições estrangeiras devem ser revalidados nos termos da legislação brasileira (o diploma de graduação pode ser provisoriamente substituído por atestado ou declaração que comprove que o candidato concluiu o curso e colou grau, mencionando a data da colação), além da portaria de autorização ou reconhecimento do curso expedida pelo MEC;

2) Uma cópia (frente e verso) da carteira de identidade (RG);

3) Uma cópia (frente e verso) do Cadastro de Pessoa Física (CPF);

4) Uma foto 3×4 recente.

Faça sua inscrição
2018-06-11T16:33:17+00:00