Conheça: Rachel Maia, a CEO negra de um mercado de luxo no Brasil

Depois de formada em Ciências Contábeis, nos anos 90 Rachel Maia embarcava no ramo das jóias. A entrada na empresa lhe proporcionou a chance de investir em si mesma e estudar administração no Canadá, onde também aprendeu inglês. Foram anos fora do ramo, até que o amor pela arte, mais especificamente por Picasso, a fez entrar em contato com o luxuoso mundo dos brilhantes novamente: Paloma Picasso lançava uma coleção para a Tiffany & Co., a joalheria mais importante do mundo, inspirada das obras do  autor. Acompanhando o sucesso da marca, Rachel Maia foi abordada por um caça-talentos e decidiu se candidatar ao processo seletivo para trabalhar para a empresa. Não era seu alvo, mas o perfil da mulher era o mais adequado para a vaga e ali ficou por seis meses, em quatro deles, como CEO até deixar o trabalho para fazer parte do gruo Pandora.

Hoje, num mercado de trabalho em que as mulheres negras representam 0,4% da liderança de grandes empresas. Rachel Maia compõe esta pequena parcela de representatividade como CEO da grande joalheria Pandora, após 8 anos de trabalho na empresa.  “O luxo é loiro, magro e tem olhos azuis. Como eu vim parar aqui? Não é fácil, mas tenho uma resposta.” Declarou com muita propriedade, a presidente da grande marca de jóias. Maia agora é responsável por consolidar a marca no país, que já possui 35 lojas.

Rachel Maia CEO PANDORA 1

(Foto: reprodução) Rachel Maia, CEO da Pandora.

A vida profissional e pessoal se  complementaram para Rachel Maia na discussão sobre feminismo. A mulher é ativista e trabalha paralelamente com a ONU Mulheres, sob a tendência do He for She (Eles por elas). Para a CEO o empoderamento não é individual e muito dialoga com o ambiente de trabalho, onde preza por relações mais horizontais “Agora, como que você se empodera para empoderar o próximo?” Além disso, ressalta o sucesso da marca que representa ,na proximidade que cria com o consumidor. Fazer parte de histórias é um recurso lançado pela marca com a famosa peça charm, uma pulseira que traz a ideia de reunir berloques sobre momentos mais relevantes das vidas.

Por Quezia Isaías

Give your website a premium touchup with these free WordPress themes using responsive design, seo friendly designs www.bigtheme.net/wordpress