Filhos do Zaire e Faculdade Zumbi dos Palmares fecham parceria inédita no carnaval

A parceria inédita entre uma escola de samba e uma faculdade foi lançada oficialmente no dia 21 de setembro, durante a festa de Lançamento do Samba Enredo para o Carnaval 2020, no Campus da Zumbi dos Palmares. O Grêmio Recreativo Cultural Escola de Samba Filhos do Zaire e a Faculdade Zumbi dos Palmares se unem com o objetivo de inaugurar uma nova forma de atuação no Carnaval.

“Os negros podem e devem estar onde quiserem. Seja nos bancos acadêmicos ou na bateria de uma escola de samba”, acredita José Vicente, reitor e fundador da Faculdade Zumbi dos Palmares. Para Vicente, a parceria pode ser um modelo a ser seguido por outras instituições de ensino superior. “Unir a produção de conhecimento existente no âmbito das faculdades e universidades, à ancestralidade que o carnaval contempla através dos enredos é uma proposta inovadora e assertiva”, ressalta.

Para a presidente da agremiação a parceria poderá dar mais força ao que se propõe a escola de samba. “Um provérbio africano diz que ‘se quer ir rápido, vá sozinho. Se quer ir longe, vá acompanhado’. Adeptos da sabedoria de nossos ancestrais e cientes do legado que devemos deixar para nosso povo é com grande prazer que anunciamos a parceria com a Faculdade Zumbi dos Palmares, que em suma tem a premissa de ampliar nossa atuação e potencializar as ações que há 7 anos temos empreendido”, afirma Rejane Romano.

Sobre a Parceria

Desde que a parceria foi firmada a Filhos do Zaire, que passou a se chamar Unidos de Zumbi dos Palmares e Filhos do Zaire, tem realizado ensaios aos domingos, das 16 às 19 horas, no Campus da faculdade, na Av.: Santos Dumont, 843, no bairro do Bom Retiro.

O ateliê da agremiação também se estabeleceu no campus e os preparativos para o Carnaval 2020 já estão em andamento. O enredo: De Dandara à Marielle – histórias de mulheres que nunca se pagam, a Primavera da Resistência, homenageia 12 mulheres, de diferentes épocas e nações, através de uma mensagem de oposição a violência contra a mulher.

Lançamento do Samba Enredo 2020

O lançamento do Samba Enredo aconteceu dia 21 de setembro, com uma feijoada que contou com a presença da Colorado do Brás e Camisa 12, além de apresentações de grupo de samba, black music e samba rock.

Sobre a Faculdade Zumbi dos Palmares

A Faculdade Zumbi dos Palmares, fundada no ano 2000, é a primeira instituição de ensino superior focada na inclusão do negro no ensino superior. A faculdade tem, na matriz curricular de seus cursos, o compromisso com a implantação da lei 10.639/2003 que institui como obrigatório o ensino de História da África e Afrobrasileira em todos os níveis. Isso garante que os alunos dos diversos cursos tenham a consciência do seu protagonismo na história. O campus da faculdade é um espaço aberto de discussões dos mais variados temas que levam os alunos a uma reflexão mais profunda sobre questões como cinema, livros, dança, teatro, etnia, raça e etc. Os cursos buscam formar empreendedores negros, capazes de ocupar cargos mais altos dentro das instituições. Os cursos são: Administração, Direito (recomendado pela OAB – Ordem dos Advogados do Brasil), Pedagogia; Publicidade e Propaganda; Tecnologia em Recursos Humanos; Tecnologia em Gestão de Segurança Privada; Tecnologia em Gestão Financeira; Tecnologia em Transporte Terrestre; Tecnologia em Segurança da Informação, Tecnologia em Sistema de Informação e Logística.

Sobre a Filhos do Zaire

Fundado em 2012, o Grêmio Recreativo Cultural Escola de Samba Filhos do Zaire, tem sua origem no bairro de Ermelino Matarazzo, com a finalidade de viabilizar melhorias para a comunidade local e bairros correlatos, através de atividades voltadas para: Cultura, Esporte e Empregabilidade, com a proposta de atingir crianças, jovens e adultos, propiciando entretenimento, benefícios à saúde, lazer, educação e capacitação para o mercado de trabalho. O nome Zaire advém de um famoso time de futebol, do bairro de Ermelino Matarazzo, com grande atuação nos anos de 1970. O Zaire, na época em questão, chegou a promover desfiles nas festividades do 1º de maio e integrava a comunidade por meio do esporte e lazer. Nesta retomada são os filhos dos antigos integrantes do Zaire que fundaram a Filhos do Zaire.

Informações: (11) 96732-6764 (WhatsApp)