É Dia Mundial de Conscientização do Autismo. É um dia de reflexão

”O dia 2 de abril foi instituído pela ONU em 2008 como o Dia Mundial de Conscientização do Autismo, a Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que 1 em cada 160 crianças em todo o mundo tem TEA (Transtornos do Espectro Autista) e esse número tende a crescer.

O autismo é uma síndrome que afeta a forma como a pessoa se comunica e interage com o mundo.  O nível de funções cognitivas e intelectuais de autistas varia bastante, desde um profundo comprometimento até impactos muito sutis.

Os estudos sobre o Autismo vêm aumentando, as pessoas estão tendo mais respaldos teóricos para o diagnóstico precoce, contudo com as dificuldades de dar prosseguimento ao tratamento, esquecem que existe uma pessoa além do diagnóstico.

E aqui entra a questão da inclusão, torna-se fundamental desmistificar o autismo, informar sobre as características do transtorno e como lidar com ele, criando elos afetivos. A melhor conscientização é propiciar o contato com essas pessoas únicas e especiais. Conscientizar as famílias para que saiam com seus filhos, permitindo que o mundo as conheça e as admire. Conscientizar professores para que incluam essas crianças no grupo, permitindo aos colegas entenderem o que é o Autismo. Conscientizar profissionais que direta e indiretamente atuem com essa questão para que não desistam nunca.”

PROJETO

A & A – Artista Autista

2019-04-02T17:10:00+00:00