Tecnologia em Gestão Logística

 

Objetivo do Curso 

 

Voltado à formação de profissionais para atender às atividades de transporte, armazenamento e distribuição nas áreas de indústria, serviço e comércio, definidas a partir da análise do processo de trabalho destes segmentos. Em um país continental e com grandes distâncias entre os centros de transportes modais, a Logística saiu dos quarteis e ganhou status de carreira universitária e tecnóloga.

Hoje, a realidade do País pede respeito aos valores éticos, mantendo compromisso com a qualidade, o trabalho, a ciência, a tecnologia e as práticas sociais relacionadas com os princípios da cidadania responsável.  Ao concluir o curso estará certificado como Tecnólogo em Logística, podendo ocupar cargos de nível gerencial na área. 

Perfil do Curso

O curso forma o tecnólogo em Gestão Logística com competência para conhecer, planejar e intervir nos ambientes organizacionais, estabelecendo processo de gestão organizacional logística com o emprego de ferramentas inovadoras de ação/intervenção, consciente de seu papel como agente do desenvolvimento.

Campo de atuação do profissional

O profissional poderá atuar em locais como centros de distribuição, empresas de encomendas, portos, aeroportos, terminais de carga, transportadoras e em empresas em geral.

Vocação

Os Cursos de Graduação Tecnológica são cursos superiores, de curta duração, que aliam teoria e prática, orientadas para o aperfeiçoamento tecnológico de processos, produtos e serviços. Formam profissionais de nível superior, especializados para atender as demandas do mercado de trabalho. Não se constituem como objetivo final do processo de educação, mas principalmente como mais uma etapa de um processo contínuo de formação profissional. Os Cursos de Graduação Tecnológica estão amparados pela Resolução CNE/CP nº 03, de 18 de dezembro de 2002, que dispõe sobre as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional de Nível Tecnológico. 

Perfil profissional do egresso

Formado, o aluno será capaz de avaliar, projetar e implementar sistemas de transporte, armazenamento, compras de suprimentos, distribuição e entrega de produtos numa empresa, garantindo racionalidade para esse fluxo e buscando economia, rapidez e segurança. Pode atuar nos setores de controladoria, coordenação, expedição e almoxarifado e nos diversos segmentos da logística.

Para a formação do perfil profissional desejado, o acadêmico do Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Logística deverá possuir as seguintes competências:

*Perfil para gerenciar as redes de distribuição, acompanhar os processos de compra, identificar fornecedores, negociar e estabelecer as formas de entrega e recebimento de mercadorias e definir o meio de transporte e rota a ser adotados. Também faz o cálculo do frete e escolhe a embalagem para o produto. Faz o acompanhamento de pedidos e controla os estoques.

*Uma curiosidade é que, segundo o Banco Mundial, mede a eficiência do setor em 160 países, a cada dois anos. O Brasil avançou dez colocações entre 2014 e 2016, mas há muito a melhorar. Segundo o relatório, o país precisa avançar em itens como custo, pontualidade e embarque internacional.

*Outra coisa é que o crescimento do comércio online ampliou o mercado para os graduados em Logística. Cabe aos profissionais ligados ao comércio eletrônico garantir que a mercadoria seja entregue no destino com rapidez e eficiência, venha de onde vier.

Atribuições

Armazenagem Determinar como uma mercadoria será armazenada para manter suas características originais, de modo a evitar perdas e gerar novos custos.

Compras Identificar fornecedores, fazer cotações e negociar preços e prazos de entrega de mercadorias.

Expedição Controlar o estoque, a entrada e a saída de mercadorias de um centro de distribuição.

Gestão Gerenciar centros de distribuição, cuidando de toda a parte operacional, desde a contratação de funcionários até o armazenamento, saída e transporte de mercadorias.

Transporte Determinar o meio em que a mercadoria será transportada, como avião, carro ou caminhão, a melhor rota a ser realizada, considerando tempo e custo, calcular frete e determinar como o produto será embalado.

Grade curricular

A grade curricular dos cursos tecnológicos não difere muito da dos bacharelados, só que é mais focada na prática. O aluno estuda logística de transporte, planejamento de estoques, modais de transporte, operação de armazém, análise de custos e sistemas de qualidade. Marketing e administração também fazem parte do currículo em algumas instituições.

Duração média:2 anos.

DEPOIMENTOS

blog-do-reitor.png
selo-pedagogia.jpg
pp.png
selo-direito.jpg
direito.png
selo-administracao.jpg
adm-1.png
bradesco.jpg