O Fundador

Prof. Dr. José Vicente

josevicente

A idéia de criar a Universidade Zumbi  dos Palmares, uma instituição voltada para a inclusão, qualificação e protagonismo do negro brasileiro foi iniciada no curso de Sociologia da Fundação Escola de Sociologia e Politica de São Paulo, no ano de 1996. Conduzida e coordenada pelo então aluno de Sociologia, José Vicente, a ação reuniu alunos, professores da FESPSP, militantes, artistas e personalidades sociais no debate político, sociológico, acadêmico, social e da militância negra para a constituição da entidade. Juntamente com alguns participantes desse grupo de debates, em 1998, José Vicente fundou a ONG  AFROBRAS – Sociedade Afrobrasileira de Desenvolvimento Sociocultural para preparar a estrutura administrativa e jurídica de consolidação e construção da Zumbi,  sendo eleito seu primeiro Presidente. Cinco anos depois, em 21 de março de 2003, José Vicente fundou e presidiu o Instituto Afrobrasileiro de Ensino Superior – ‘braço’ mantenedor da Zumbi; e, finalmente, no dia 20 de Novembro de 2004, a Faculdade Zumbi dos Palmares foi aberta ao público, realizando seu primeiro vestibular com 200 vagas para o curso de Administração, o que inaugurou a trajetória dessa Instituição de Ensino Superior. A partir de então, o advogado José Vicente assumiu o cargo de Reitor.