Este Manual tem a finalidade de regulamentar os assuntos relativos à elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), elemento obrigatório para a conclusão dos cursos de graduação, oferecendo informações baseadas nas normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

O objetivo principal do TCC é a interação do aluno com o "estado da arte" das ciências gerenciais, iniciando-o na produção científica por meio da realização de pesquisas. Na elaboração do TCC, o aluno desenvolverá um projeto de pesquisa inicial que servirá de base para a produção do trabalho final.

O TCC constitui o meio pelo qual a instituição de ensino faz uma avaliação final do graduando, com o intuito de verificar a qualidade do conhecimento adquirido durante o curso de graduação e examinar a capacidade e habilidade do aluno para expressar suas idéias de forma clara, organizada e objetiva, respeitando as normas técnicas de produção científica.

A elaboração do TCC implica na escolha de um tema necessariamente relacionado ao curso no qual o estudante desenvolveu seus estudos. A linguagem deve seguir os padrões acadêmicos formais e toda informação e discussão devem ser sustentadas pelas referências bibliográficas.

O trabalho deve ser feito, obrigatoriamente, sob a supervisão de um orientador.

O presente Manual foi desenvolvido e atualizado com a colaboração da coordenação, do colegiado do curso dos professores orientadores e da bibliotecária da Faculdade Zumbi dos Palmares.

boto